quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Porque o Vasco é o favorito ao Brasileirão 2011

Vasco da Gama, líder do campeonato brasileiro na 31a. rodada, é com certeza o maior candidato ao título. Só por ser líder? Não, caros leitores. Há muitos outros motivos, e Gustavo Poli, do site globoesporte.com, explica quais são.
Fotos do álbum BrahmaVasco no Facebook.

Extrato de texto publicado em 24/10/2011:

"Vejamos a rodada #31, na qual os deuses do futebol fizeram uma farta distribuição de burrice para a posição que chamamos de “lateral-direita”. No Beira-Rio, o Corinthians equilibrava o jogo contra o Inter quando… Alessandro resolveu arriscar um desarme por trás em Andrezinho no ataque. O carrinho soou carniceiro – e Alessandro foi pra rua no primeiro tempo. Na Ressacada, o Botafogo empatara e estava prestes a virar quando, aos 36 do segundo tempo, Lucas entrou de sola na região dos filhos futuros de Gian. Vermelho direto – e gol do Avaí logo depois. O Fluminense mal começara a atacar o Galo quando Mariano fez o pênalti mais jumento da rodada. O América-MG derrotava o Grêmio quando… Marcos Rocha fez uma falta tola e recebeu o segundo amarelo. Quatro laterais direitos fazendo bobagem decisiva numa mesma rodada – qual a chance disso, caros matemáticos?

O que levou Alessandro a saltar como um ninja sem freio? O que transformou Lucas em karate kid? Quem foi o telepata mineiro que invadiu o cérebro de Mariano? Vez por outra, torcedores buscam a falta de vontade dos jogadores como explicação para derrotas. Aqui temos três casos em que o excesso de vontade foi determinante. A vontade de ganhar era tamanha que nublou a razão – e acabou tirando do time potenciais pontos preciosos.

A jumência súbita é capaz de mudar uma história, um jogo, um campeonato. Por isso concentração e experiência fazem especial diferença na reta final. E que time tem isso de sobra? Que time, nesse campeonato repleto de irregularidade, não enfrentou ainda uma má fase?  Que time, mesmo falhando aqui e ali, não deu aquela derrapada básica diante da chance clara? A resposta está no alto da tabela, claro: mesmo perdendo seu técnico para um AVE gravíssimo, o Vasco não piscou.  O gol do Corinthians no fim pode fazer diferença (seja para o título, seja para Libertadores no caso do Inter) – mas, para ser campeão, o time de Tite vai ter que ligar o secador no máximo contra a constante cruz-maltina.

O Vasco segue no prumo porque, por mais que não tenha um supercraque – um Neymar ou um Ronaldinho, tem uma coleção de jogadores acima da média. Sai Juninho, volta Felipe. Alecsandro está mal? Élton ressurge. Márcio Careca anda péssimo? Pluga ali o Jumar. Tudo tem dado certo. É um time que mescla experiência, rodagem, qualidade com juventude. E, mesmo com Ricardo Gomes no estaleiro, o time manteve seu esquema de marcação agressiva. Todos os jogadores marcam – primeiro tentando dar o bote no campo ofensivo. Depois, se não for possível, recuando até o meio e criando uma estrutura compacta. Não há – como, por exemplo, no Botafogo – um ocasional espaço entre os quatro da frente e os seis de trás. O Corinthians do início do campeonato jogava com disciplina parecida.

E, claro, quando os deuses do futebol estão a favor, a bola bate na canela de Diego Souza e sobra para a canhota de Felipe. A zaga rebate… e a bola cai diante de Diego Souza, que dá um biquinho preciso. Mas vejam a diferença: Diego Souza… Felipe – jogadores acima da média. Se a bola cair diante de Herrera na linha do gol – ele é capaz de enviá-la para a galáxia de Andrômeda. Se a bola sorrir diante de Jael… uma missão lunar entra em perigo. O Vasco tem Juninho, Felipe, Éder Luís, Diego Souza e Dedé – vários jogadores acima de nota oito – e Rômulo, Fágner e Allan como ótimos coadjuvantes.

Verdade que, como diria Renato Russo… ainda é cedo, cedo, cedo, cedo uh. O Vasco ainda tem três clássicos cariocas (o time não ganhou nenhum deles no primeiro turno) e jogos escamados contra São Paulo, Santos e Palmeiras (esses dois últimos, agora, se enunciam mais fáceis). A tabela do Corinthians, teoricamente, é mais amena.Mas… pode se tornar mais dura – pois o Timão vai enfrentar times na rota do desespero. É precoce inclusive dizer que a corrida ficou entre dois cavalos. No ano passado, depois da rodada #31, Flu e Cruzeiro tinham 54 e o Corinthians tinha 53 – e essa corrida a três durou até a última rodada. Em 2009 – depois da rodada #32 – ou seja, com apenas seis jogos para o fim, o Flamengo estava em sexto – a seis pontos do líder Palmeiras – e acabou campeão.

Mas hoje, sem dúvida, o Vasco está na pole position. E este escriba, que considerou que o time cairia fora da briga pelo título a partir da rodada#28, já carbonizou 3/4 de língua. Faltam sete jogos – e a bola-de-cristal aqui virou aquário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)