sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ONU escolhe brasileiro para o cargo de Secretário-Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica


O brasileiro Bráulio Ferreira de Souza Dias foi escolhido pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban-ki-moon, para ser o próximo Secretário-Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), com mandato de 4 anos.
Bráulio Dias é Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Doutor em Zoologia pela Universidade de Edinburgo e Professor-Adjunto de ecologia (licenciado) da Universidade de Brasília. Antes de ocupar sua atual função, foi Diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do MMA.
A Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada por ocasião da Rio-92, tem três objetivos principais: a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável de seus componentes e a partilha justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização de recursos genéticos.

Os trabalhos da CDB estarão voltados à implementação dos programas, planos e estratégias da Convenção, adotados na X Conferência das Partes (COP) de outubro de 2010, bem como de seus três Protocolos: a) o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança; b) o Protocolo Suplementar (ao de Biossegurança) de Nagoia-Kuala Lumpur sobre Responsabilidade e Reparação, e c) o Protocolo de Nagoia sobre Acesso a Recursos Genéticos e Repartição Justa e Equitativa dos Benefícios Derivados de Sua Utilização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)