segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Felicidade e o Verbo "to be"

Percebi que para algumas culturas ser ou estar, não importa, dão na mesma, tanto que não há sequer diferenças no modo verbal - sempre "to be".
Isso sempre me intrigou.
E, para mim, ser e estar são efetivamente coisas distintas.
Não saberia como me expressar se só tivesse o verbo "to be" para as duas situações.
E não sou a única! A prova é de que não é à toa que no português ser é ser, e estar é estar, caso contrário não teriam nomes diferentes, e fico feliz que seja assim, que eu tenha nascido num lugar onde se pode dizer que se está, sem ser; ou que se é, sem estar. Afinal, são coisas diferentes.
Por exemplo, não posso dizer que sou feliz. Não sou e não acredito que possa ser feliz nessa vida. Não mesmo, não dá pra ser feliz aqui.
Parece trágico, mas é meu modo de pensar apenas.
Destaco que faço a reflexão baseando-me na diferença que acredito existir entre os verbos ser e estar.
Para mim, esta vida é muito imperfeita, injusta, sofrida, difícil mesmo. E o pior: ninguém pediu pra nascer, ou para estar aqui do jeito que está.
Além disso, o ser humano é uma criaturinha insatisfeita por natureza. Nunca se contentará com o que tem. Sempre faltará algo, e acredito que isso acontece principalmente pelo fato de que temos ânsia de algo sobrenatural, o qual não podemos alcançar na plenitude - pelo menos não aqui, nessa vida mortal que vivemos (ou sobrevivemos?) diariamente.
Assim, resumindo, não dá pra SER feliz o tempo todo.
Por isso, prefiro o outro significado do verbo "to be" quando falo de felicidade.
Digo que ESTOU ou não ESTOU feliz.
SER feliz, ah, me desculpe o Orkut, mas não sou feliz, não, meu bem....
Me lembro agora da perspicaz frase de autoria desconhecida que tive o prazer de ler no Twitter outro dia: "No Orkut todo mundo é feliz, no Twitter todo mundo é infeliz e no MSN todo mundo é ocupado". Eu ri. E é verdade.
To cansada da hipocrisia de alguns que sempre fingem que vivem num mar de rosas.
Ninguém vive num mar de rosas, pessoa! Ninguém!
Todo mundo tem chateações na vida.

E é por isso que digo: Estou feliz quando... (faço isso, faço aquilo, acontece tal coisa).

E assim vou tocando a vida... com gotas de felicidade.

Toque a sua também, viu? Mas sem fingimento... porque a vida de ninguém é perfeita, e todo mundo sabe disso, não adianta ignorar.

Se sua vida não tá boa, liga não: tem uma galera no mesmo barco que você.

Não precisa ser feliz.
Esteja apenas, que já está de bom tamanho.

Bella.

2 comentários:

  1. Adorei, Isabella.

    Concordo com você nisso de estar feliz, plenamente. Porque estamos nesse mundo, não somos dele e a felicidade plena, aquela do ser feliz, ainda está por vir.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu ponto de vista.
    Concordo que não somos e nem podemos ser FELIZES todo o tempo!

    Creio também que a verdadeira felicidade se encontra quando buscamos seguir padrões e ensinamentos religiosos modernos, pois esta nos livra de angustias, ansiedades e vãs imaginações (além de apego material) que de certa forma nos afastam de Deus, nosso Criador Único.

    Bella, vc tem um belo dom de escrever...
    keep it up e tenha uma semana de muuuuitos momentos felizes pois vc merece !!! hehehe

    Hosseyn

    ResponderExcluir

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)