quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Google lançará sua livraria virtual ainda este ano nos EUA


RIO - A Google está prestes a lançar sua própria loja on-line de livros, a Google Editions, passo que pode transformar a forma como os livros são vendidos e, com certeza, preocupa rivais de peso como a Amazon, publicou nesta quarta-feira o "Wall Street Journal". A iniciativa estava atrasada - executivos pretendiam lançá-la em meados de 2010 - por dificuldades técnicas e legais, que teriam sido resolvidas apenas recentemente. A estreia deve ocorrer ainda este ano nos EUA e, no restante do mundo, no primeiro trimestre de 2011, segundo Scott Dougall, diretor de gestão de produtos da Google"Dada a complexidade do projeto, não queríamos lançar algo que não estivesse completo", disse Dougall.
A proposta da Google Editions será diferente em relação à da Amazon - que detém 65% do comércio mundial on-line de livros. Segundo o "Journal", os usuários do novo serviço poderão comprar produtos diretamente da Google ou de vários livrarias on-line e incluí-los em uma livraria virtual atrelada à sua conta Google. Assim, os consumidores poderão ler os livros em qualquer aparelhos: tanto em seus e-readers, quanto em smartphones ou PCs. Na Amazon, por exemplo, os livros só podem ser adquiridos via Amazon Store e lidos apenas em e-readers com software Kindle.
De acordo com a reportagem, o Google enfrentará duas dificuldades: o costume já arraigado dos muitos consumidores de e-books satisfeitos com o modelo atual e a resistência das grandes livrarias, que não veem vantagem em mudar seu modelo de vendas para se adequar à Google. As livrarias independentes, porém, veem na iniciativa uma chance de entrar no mercado. Espera-se que as pequenas editoras forneçam grande parte da oferta da livraria digital, com a qual muitas já estão trocando arquivos, segundo o jornal.
A Google não revela detalhes do produto, nem qual será o percentual de lucro dividido com as livrarias externas. O volume de vendas de livros digitais deve triplicar este ano, atingindo US$ 966 milhões segundo o instituto Forrester.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)