domingo, 22 de abril de 2012

Intercessão dos Santos

Texto de Padre Reginaldo Manzotti
Boletim Informativo Semanal de 18/04/2012

"A intercessão dos santos é um tema que gera muitas dúvidas. Por isso, especialmente hoje, abordo aqui este assunto. O Catecismo da Igreja Católica diz: "Eles (os santos) não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio" (CIC 956).
O texto explica que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2,5). Todas as graças e milagres não vêm dos santos e sim de Deus. No livro "20 Passos para a Paz Interior" explico que na teologia existe o que chamamos de Mysterim Lunae. Ou seja, Maria e todos os santos brilham como a lua, pois não resplandecem por luz própria, apenas refletem a luz de Cristo. Portanto, não devemos ter receio de rezar pedindo a intercessão dos santos. A Igreja Católica deixa bem claro como devemos nos relacionar com eles.
Ainda, no mesmo livro, explico os três tipos de culto: latria, que quer dizer adorar (é o culto reservado a Deus); dulia, que tem o sentido de honrar (especial aos santos); e o hiperdulia, que está acima do culto de honra, sem atingir o de adoração (este é reservado somente a Maria Santíssima, como Mãe de Deus)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)