segunda-feira, 11 de junho de 2012

Hoje - Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da UNASUL


O Ministro Antonio de Aguiar Patriota participará, no dia 11 de junho, em Bogotá, de Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL). 
A reunião marcará o término do mandato de María Emma Mejía como Secretária-Geral da UNASUL e a transmissão do cargo para Alí Rodríguez Araque, que iniciará mandato de um ano. A gestão da colombiana María Emma Mejía contribuiu de modo importante para a consolidação institucional da UNASUL, esforço que deve permanecer no Secretariado do venezuelano Alí Rodríguez. Instalou-se, por exemplo, a sede provisória do Secretariado em Quito e aprovou-se orçamento comum do Bloco, dotando-o de estrutura operacional enxuta e de baixo custo. O Governo brasileiro expressa sua satisfação ante a excelente coordenação entre a atual titular e seu substituto. 
Os Chanceleres examinarão temas como o Regulamento Geral da UNASUL e a criação de Conselho Eleitoral e de Conselho de Segurança Cidadã, Justiça e Coordenação de Ações contra o Crime Organizado Transnacional. 
A UNASUL conta atualmente com Conselhos Ministeriais que dinamizam as relações entre os países da região, tais como o Conselho de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), o Conselho de Defesa (CDS) e o Conselho Energético. Conta, ainda, com órgãos setoriais plenamente operativos, como o Centro de Estudos Estratégicos em Defesa (CEED), em Buenos Aires, o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), no Rio de Janeiro, e a Secretaria Técnica UNASUL-Haiti.

Fonte: Site do Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/reuniao-extraordinaria-do-conselho-de-ministros-das-relacoes-exteriores-da-unasul-bogota-11-de-junho-de-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)