quinta-feira, 21 de junho de 2012

"Não Leve a Vida Tão a Sério" - Hugh Prather

Resenha de "Não Leve a Vida Tão a Sério", livro de Hugh Prather, publicado pela Editora Sextante


"Qual é a Mágica?


Não há mágica e o autor deixa isso muito claro. Ao contrário de outros livros de autoajuda, "Não Leve a Vida Tão a Sério" não tenta fazer parecer que o mundo é belo e você só não percebeu - ele dá um verdadeiro puxão de orelha, enumera faltas que cometemos e erros de cálculo na forma de encarar os problemas. No fim, se conclui que se a coisa vai mal, a culpa é toda sua mesmo e é necessário assumí-la para que algo mude.
No geral, não gostei do livro, porque só compreendi exatamente onde o autor queria chegar, mais ou menos nos dois últimos capítulos. Na verdade, considero capítulos anteriores bem indispensáveis. Se Hugh Prather tivesse usado todo o espaço pra desenvolver melhor as ideias do final do livro teria sido de melhor proveito. Além disso, não considero que as "Libertações" propostas ajudem, pois é querer colocar todos numa mesma forma.
Gostei de umas tiradas do autor, como a de estabelecer que ser bom e tranquilo é o mais fácil. Seria apenas ficar quieto e deixar/esperar passar, mas como a gente quer ser especial e diferente, assumimos algumas atitudes, que nem sempre trazem paz e harmonia. Ao mesmo tempo, considero complicado para quem tem baixa autoestima e problemas com sentimento de culpa conseguir sair ileso e não se sentindo pior depois dessa leitura que só faz aumentar a culpa.
Por fim, ressalto que foi preciso muita perseverança pra chegar ao final do livro, que em seus meados fica bem chato. Minha insistência pode ter sido por causa do que o autor chama de "ego". Confesso que discordo de Hugh Prather, de que o ego é sempre ruim. Creio que muitas vezes é necessário e colabora com a sobrevivência e, claro, com a leitura de livros que a olho nu são curtos, mas na leitura parecem infinitos. Quem ler entenderá.
Recomendo a leitura para aqueles que querem ver um livro de autoajuda que não é condescendente, mas que até mesmo com certa arrogância, te convida a parar de frescura e resolver suas pendengas."


Bella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)