terça-feira, 21 de julho de 2009

Jofre Massoxe Feijó da Cunha

Estudante da UFJF refugiado recebe bolsa de Mestrado na Universidade de Sevilha

Jofre da Cunha acabou de concluir a graduação e agora já é mestrando da Universidade de Sevilha

O formando de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Jofre Massoxe Feijó da Cunha foi contemplado com uma bolsa de Mestrado em uma das mais conceituadas instituições de ensino européias: a Universidade de Sevilha, na Espanha.

O estudante é refugiado político de Angola e ingressou na UFJF em 2004, assim que o decreto que autorizou o ingresso de alunos refugiados foi aprovado pela Universidade.

Para a realização do mestrado em Direito Constitucional, que tem início em outubro deste ano, a bolsa prevê auxílio alimentação, alojamento e manutenção.

Segundo o estudante, a concessão da bolsa foi uma surpresa. A tradução do projeto de mestrado foi feita poucos dias antes do fim do período de inscrições: “Eu estou muito feliz, ainda é muito difícil acreditar!”acrescentou. A notícia da aprovação para o Mestrado veio meia hora depois que Jofre defendeu sua tese de Monografia.

De acordo com o estudante, essa oportunidade representa um salto muito grande para sua carreira acadêmica. Ele ainda destacou a importância e a influência que a Faculdade de Direito, a UFJF e os amigos brasileiros exerceram sobre sua formação.

Para o Pró-Reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone, os estudantes refugiados contribuem significativamente para o processo de internacionalização da Universidade, além de marcar uma posição de humanização e de solidarização da UFJF diante de regimes quase sempre antidemocráticos. O pró-reitor acrescentou ainda que, internamente, a presença de estudantes refugiados contribui para que a Universidade possa pensar sobre o tipo de formação que oferece a seus alunos. Segundo ele não é apenas o mercado que define a política de ensino da instituição.

Para Magrone, a conquista de Jofre em uma Universidade de ponta como a de Sevilha, representa um exemplo motivador para estudantes refugiados, cotistas e para toda a comunidade da UFJF, cujos objetivos ultrapassam os limites de uma formação em nível superior.
PARABÉNS, querido amigo!
Saudades!!

Um comentário:

  1. Fofis... fiquei super feliz em ver esse post... que coisa legal o Jofre ter conseguido!!!!

    Bjos amiga marmota...

    saudades.

    ResponderExcluir

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)