quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As Virtudes e o Hábito

Filhos e filhas,

A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Maus costumes levam ao vício, bons hábitos encaminham à virtude. A pessoa virtuosa não somente pratica o bem, mas dá o melhor de si.
O Catecismo da Igreja Católica cita quatro virtudes que são como um eixo, porque todas as outras se agrupam em torno delas. São as virtudes cardeais: justiça, prudência, fortaleza e temperança. A palavra “cardeais” vem do latim cardo, cardinis, que significa eixo ou dobradiça, algo que gira. (CIC 1805-1809)
prudência é o uso da razão para discernir, em qualquer circunstância, o verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para realizá-lo. A justiça é a vontade constante e firme de dar ao próximo o que lhe é devido. A fortaleza nos dá segurança nas dificuldades e firmeza na procura do bem. Já a temperança assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade.
Devemos sempre lembrar que hábito é ação voluntária e livre que se repete e, repito, bons hábitos se tornam virtudes. Por isso, sejamos pessoas virtuosas para alcançar a santidade. 

Deus abençoe você, 
Padre Reginaldo Manzotti
______________________________________________
Boletim Online da Rede Evangelizar (07/12/2011).
Para receber o boletim semanal por email, é preciso se inscrever no site: http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/
O Padre Reginaldo também possui um programa de rádio diário (seg a sáb), das 10h às 11h, que pode ser acompanhado pelas principais redes de rádios católicas, ou mesmo pela internet, no site citado acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)