sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Modernismos x Religião


Depois de ver essa postagem no Facebook, mais uma vez parei pra pensar no que as pessoas têm feito da própria vida. A impressão que tenho é que se esqueceu a importância da vida e o que é altruísmo, respeito e principalmente limite.
Hoje em dia a regra é ser livre e ser feliz. Será mesmo que essa busca da felicidade não tem limite? Será mesmo que ser livre é fazer o que dá na telha? Ou será que não é muito mais livre quem segue na direção oposta, mesmo diante de toda uma avalanche de críticas e ridicularizações? Eu acho que sim.
E sinto que tudo que impõe limite à busca egoísta do próprio bem-estar transformou-se num discurso fabricadamente dialético entre um suposto modernismo em aceitar todo tipo de liberalidade - e muito chique -, e a religião (seja ela qual for), eternamente tachada como aquela que tolhe o livre pensar e agir - muito over.
TODOS se preocupam com a discriminação aos negros, às mulheres e principalmente aos homossexuais. E com razão. São todos extratos da sociedade que precisam de proteção contra a insanidade de vários...
Ainda estou à procura de alguém (que não seja o próprio Deus) que se disponha a defender os "crentes" da perseguição que eles têm sofrido. Ou será que até a isso este mundo está de ouvidos e olhos fechados e não percebem que a religião, como um todo, não está querendo se impor, mas quer sim, junto com a sociedade, defender a vida, a ética e o respeito à individualidade de cada um?
Não acho correto que numa escola que não seja cristã se faça rezar o Pai Nosso, mas deixo algumas perguntas para reflexão: "Por que distribuir kit 'contra a homofobia' é aceito, mas se questiona colocar um crucifixo na sala de aula? Não seriam ambas maneiras de se aprender a fazer respeitar as diferenças? Será que mostrar pras crianças, pessoas em formação, com um kit educativo, que existem homossexuais e que eles devem ser respeitados não é tão importante quanto mostrar, com crucifixo e outras atitudes afirmativas, que os cristãos estão aí, na sociedade, em busca de respeito também?".
Talvez seja por falta desse tipo de educação em sala de aula e em casa, que muitos têm se mostrado totalmente avessos àqueles que têm valores cristãos ou qualquer outro tipo de crença religiosa. Aí surgem posts nas redes sociais, transbordantes de ódio, como o acima. Isso é discriminação. Diria até, falta de educação.
Cada pessoa deve ser protegida contra toda e qualquer hostilidade, independentemente da cor da pele, da etnia, da opção sexual, religiosa, ou da ausência da crença. Todos são pessoas, diferentes entre si, e devem ser preservados em sua personalidade e em suas peculiaridades, simplesmente por sua condição de ser humano.
Não falta somente bom senso nas atitudes de alguns. Falta muito respeito, noção e, por quê não dizer, lógica.

Bella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)