sexta-feira, 25 de março de 2011

Brasil vai apoiar na ONU a investigação no Irã


24/03/11
Em votação do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas nesta manhã, em Genebra, o Brasil se mostrou favorável a uma resolução que propõe o envio de um relator especial ao Irã para investigar denúncias de violações de direitos humanos do governo de Mahmoud Ahmadinejad.
A resolução foi aprovada com 22 votos a favor, sete contrários e 14 abstenções. Entre os países que votaram contra figuram a China, Cuba, Paquistão e Rússia.
A votação marca a mudança de posição do Brasil em relação ao país. Desde 2002, o Irã não autoriza a renovação do último mandato do relator especial e, desde 2005, não deixa entrar no país nenhum dos relatores temáticos da ONU.
Em 2001, o Brasil se absteve de votar na resolução que visava renovar o mandato de um relator no Irã em função do compromisso assumido pelo governo iraniano de aumentar sua cooperação com o sistema.
Ao justificar o voto hoje, o Brasil apontou que a situação dos direitos humanos no Irã merece a atenção do Conselho:
“Essa resolução também deve ser vista como a expressão de um entendimento comum de que é importante, necessário e imperativo que todos os Estados membros das Nações Unidas colaborem com os relatores especiais e com outros mecanismos do Conselho de Direitos Humanos.”
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)