segunda-feira, 21 de março de 2011

Por que muitos não gostam de ler?

"Quem lê declara que viaja, descobre mundos diferentes, conhece histórias inspiradoras, aprende. Educadores afirmam que a leitura é ponto de encontro, aproxima pessoas, desenvolve a linguagem oral e escrita, desperta interesses, une grupos diferentes que descobrem afinidades entre si, amplia universos.

A maior parte das crianças tem o seu contato com a leitura de forma obrigatória e associada ao único objetivo de "aprender algo".
De cada 10 adultos brasileiros, 7 em média acham que ler é desnecessário.
Muitas escolas estão despreparadas para desenvolver a leitura, que acaba associada ao esforço, obrigação e dificuldade, levando os alunos a perderem o interesse por ela."

Texto da Profa. Ana Maria de Andrade de Teresópolis/RJ. FONTE: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus. Editora Vozes, 2011.
***
Concordo com a professora, quando diz que as crianças perdem o interesse pelos livros por se sentirem obrigadas à leitura.
Mas os pais, que hoje estão tão ausentes, deveriam ter um papel fundamental - despertar o interesse da criança e desde cedo mostrar-lhes os mundos maravilhosos que os pequenos podem encontrar num livro. Ler para as crianças, por exemplo, é algo mágico e que efetivamente muda a visão que as crianças têm dos livros.
Lembro-me de passar vários "recreios" inteiros na Biblioteca da escola, escolhendo livros para ler e devorando-os ao lado do meu amigo Guilherme de Franco. A gente se divertia trocando ideias sobre as histórias. Em feiras de livros, eu chorava se não conseguia comprar mais de dois... Até hoje fico meio deprê na FNAC (é muita coisa pra ler ainda nessa vida...)
E eu não era nenhuma nerd.
Só adorava uma boa história.

Bella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você precisa ter uma conta Google para comentar postagens desse blog.
Conta Google é uma conta no Gmail, Orkut, Youtube, Google+... Qualquer delas serve. Faça o login e pronto!
Obrigada por acompanhar!
Volte sempre!!! :)